Menu

We participate in marketing programs, our editorial content is not influenced by any commissions. To find out more, please visit our Term and Conditions page.

Menu

We participate in marketing programs, our editorial content is not influenced by any commissions. To find out more, please visit our Term and Conditions page.

“ELAS Festival” retorna com atrações presenciais e traz o tema ​“O corpo como revolução” para o debate coletivo

“ELAS FESTIVAL” RETORNA COM ATRAÇÕES PRESENCIAIS E TRAZ O TEMA “O CORPO COMO REVOLUÇÃO” PARA O DEBATE COLETIVO

EVENTO ACONTECE NA FUNARTE MG NO DIA 23/07 E CONTA COM SHOWS, PEÇAS TEATRAIS, MOSTRA DE EMPREENDEDORAS E MUITO MAIS

 

Com o tema “O corpo como revolução”, o ELAS Festival realiza sua 3ª edição com atrações presenciais e híbridas além de uma novidade na programação: apresentações teatrais que dialogam com a temática do evento. No dia 23 de julho, das 14h às 22h, o público confere na Funarte, com entrada gratuita, shows com Clara x Sofia, Azzula e Sagrada Profana, Duelo de Vogue, Mostra de Fotografia, três peças teatrais adultas e uma infantil, Mostra de Empreendedoras e roda de conversa “Papo com ELAS”. Além disso, há cursos e oficinas online e presenciais com o SEBRAE DELAS, a partir do dia 25 de julho. No dia 30 de julho, a partir das 14h, o Festival inaugura a Galeria Delas, com a sua primeira Mostra de Artes Visuais, na Casa Botanicar.

A Gestora Cultural, Luiza Firmato, explica que o tema “O corpo como revolução” foi escolhido porque feminino e corpo são temas unidos por vivências e desafios. “Hoje, nós mulheres passamos por vigilâncias, cobranças, violências, mas também prazeres, aceitações, contemplações, autocuidado e amor próprio. O corpo é também um instrumento político. O corpo como revolução vem ao encontro disso: as dores e as delícias de sermos quem somos. E tanto as apresentações teatrais quanto os bate-papos propostos vão trazer um pouco disso”, revela.

Além desse importante debate, o Festival, que conta com mais que atrações culturais e entretenimento, traz também oportunidades de crescimento para o empreendedorismo feminino.

“O ELAS Festival busca dar destaque ao trabalho de mulheres em diferentes áreas das artes, cultura, entretenimento e empreendedorismo. Com uma rede de mulheres que cresce a cada ano, o festival agrega talentos e cabeças pensantes da cena de Belo Horizonte.  Teremos ainda uma parceria com o Sebrae Delas que realiza um importante trabalho direcionado para mulheres empreendedoras. O Sebrae entra com conteúdos distribuídos em oficinas e bate-papos”, completa a produtora cultural e idealizadora do festival, Aninha Linares.

No dia do evento na Funarte, as participantes contam com atendimento de orientação empresarial do Sebrae, de forma que possam tirar suas dúvidas sobre negócios e empresas e ter mais apoio em empreendedorismo.

Haverá também uma Mostra de Empreendedoras, com exposição e venda de marcas que contam com mulheres à frente do empreendimento. Entre as já confirmadas estão Karola, Pachamama, Costuras do Imaginário, Arte de Maria, Mama Bird e Sohlo.

O ELAS Festival é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e conta com o patrocínio da Rock Content.

Atrações culturais no Elas Festival

Nesta edição, além de Duelo de Vogue, às 14h30, e shows com Clara x Sofia, às 16h, Azzula, às 18h, e Sagrada Profana, às 20h, o Festival incorporou em sua programação diversas peças cênicas que dialogam com a temática do evento, em uma curadoria especial de Clarice Castanheira (La Movida Microteatro). Às 14h30 a peça infantil Brisa’s Beach, da Minha Companhia, abre a programação teatral, no Galpão 1. Janaina Morse apresenta um conto de fadas contemporâneo, desconstruído pelo olhar de uma palhaça e seu universo excentricamente feminino em que Brisa foge a todos os estereótipos e padrões estéticos sociais.

Às 15h30 o público confere “Vulcânica”, da Companhia Teatro Adulto. Com texto, direção, atuação, cenário e figurino de Cynthia Paulino, a montagem conta a história de uma mulher menopausada. Ondas de calor, cefaléia e vertigem, incontinência urinária, libido e humor zero na escala Richter. Batalha épica? Filme de terror? Não. A abertura de portais para o surgimento de uma figura mitológica.

Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, corra!“, de Aisha Brunno e Bramma Bremmer, será apresentado às 17h30. Neste experimento-manifesto, o amor é uma violência tão cruel quanto a guerra. As granadas estão camufladas em cada signo dado, em cada convenção criada, um verdadeiro extermínio. Trata-se de uma sequência de performances que partem de um olhar crítico sobre a educação e suas ressonâncias em nossas corpas e vidas, revelando seus efeitos e contradições.

Já às 19h30, “Trombo” ganha os holofotes. Criado a partir da vivência de Carolina Correa, de textos de Sara Pinheiro e da pesquisa de Tiago Gambogi e Juliana Pautilla em dança, performance e o universo da comicidade, a peça é um fluxo de pensamentos, imagens, vozes e lugares de fala. Um fluido constante e suas possíveis obstruções, que é capaz de nos revelar a fragilidade do corpo humano, principalmente quando colocado de maneira desumanizada. Quantos golpes são necessários para um corpo deixar de ser um corpo?

A programação também conta com Mostra de Fotografia, com curadoria da fotógrafa Bianca Aun.  No Galpão 3, montado como se fosse uma sala de cinema, a mostra será projetada num telão, em looping, para que todos os visitantes possam conferir a seleção de fotos.

Papo com ELAS

Uma série de debates integra as atividades: o Papo com ELAS. O bate-papo “Política tem corpo de mulher?” conta com mediação de Mapa das Mina e Meu Voto Será Feminista e participação de pré-candidatas na próxima eleição: Luciana Boiteux (PSOL RJ), Célia Xakriabá (PSOL MG), Sara Azevedo (PSOL MG), Marcia Tiburi (PT) e Eugenia Lima (PSOL PE).

Às 14h30 será realizada a roda de conversa “Corpo da mulher e as barreiras invisíveis do mercado de trabalho”, organizada pela Rock Content. Com mediação de Amanda Soares e participação da estrategista de conteúdo Bárbara Santos, da empreendedora Bruna Lima e da comunicóloga Luana Dias.

SERVIÇO:

Elas Festival 2022 – O corpo como revolução

Data: 23 de julho

Horário: das 14h às 22h

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68 – Centro

Mostra de Artes Visuais

Data: 30 de julho a 03 de setembro

Horário: 16h às 21h

Local: Galeria Delas / Casa Botanicar – Rua Antônio Dias, 300 – Santo Antônio

Plataformas online:

https://www.youtube.com/c/elasfestival/

https://www.instagram.com/elasfestival/

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/elas-festival-2022/1628669

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

23 de julho – Funarte MG

14h às 22h – Mostra de Empreendedoras | Curadoria: Bia Melo – Elementos Chá

14h às 22h – Mostra de Fotografia | Curadoria: Bianca Aun

14h30 – Duelo de Vogue com apresentação de Lázara dos Anjos

14h30  Espetáculo Brisa’s Beach (peça infantil)

15h30  Espetáculo Vulcânica

16h – Show com Clara x Sofia

17h30 –  Espetáculo Protótipo para Cavalo: Corra, Aisha, corra!

18h – Show com Azzula

19h30 – Espetáculo Trombo 

20h – Show e cortejo com Sagrada Profana

Papo com ELAS – “Política tem corpo de mulher?” – Curadoria e mediação: Mapa das Mina e Meu Voto Será Feminista | participantes Luciana Boiteux (PSOL RJ), Célia Xakriabá (PSOL MG), Sara Azevedo (PSOL MG), Marcia Tiburi (PT) e Eugenia Lima (PSOL PE).

14h30 – Papo com ELAS – Corpo da mulher e as barreiras invisíveis do mercado de trabalho” – Curadoria e mediação: Rock Content – Amanda Soares – Participação da estrategista de conteúdo Bárbara Santos, da empreendedora Bruna Lima e da comunicóloga Luana Dias.

Related Posts

07/12 – Festival Brasil Sertanejo

Festival Brasil Sertanejo anuncia a abertura das vendas de...

Marisa Monte anuncia datas extras em Belo Horizonte

Marisa Monte anuncia datas extras em Belo Horizonte e...

13/09 – Detonautas é a estrela do Beagá Rock Festival

Detonautas é a estrela do Beagá Rock Festival   No próximo...

29/08 e 30 – Os Paralamas do Sucesso no BeFly Hall

Os Paralamas do Sucesso celebram 40 anos de clássicos, nesta...

25/01 – Saulo Fernandes em Beagá com seu projeto “Saulo, Som e Sol”

Saulo Fernandes traz a BH pela primeira vez seu...

24/01 – Fábio Júnior volta a Belo Horizonte

Fábio Júnior volta a Belo Horizonte no dia 24...
- Advertisement -
Sair da versão mobile