
7 pratos icônicos que representam Belo Horizonte
O prato feito, também conhecido como PF, é um dos clássicos da culinária brasileira e em BH é a escolha perfeita para um almoço afetivo com o sabor da comida caseira. Aqui você tem 7 clássicos PFs para você se deliciar. Eles podem ser encontrados na Pampulha, no Centro e até mesmo na badalada Savassi até. Então, qual é o seu favorito?
sob o comando do proprietário Marcinho. Tanto os petiscos do balcão quanto os pratos à la carte ou self-service são saborosos, mas um deles se destaca como marca registrada do estabelecimento: o Pirata.
Localização: Avenida Getúlio Vargas, 216 – Funcionários.
O estabelecimento é frequentado por alguns artistas famosos de BH, como Beto Guedes e Maurício Tizumba, que inclusive têm pratos com seus nomes servidos na Cantina do Sorriso. O PF do Beto Guedes é uma ótima escolha.
Localização: Rua Visconde de Taunay, 263 – São Lucas, BH.
Servido há décadas no famoso bar de Santa Tereza, na esquina da Praça Duque de Caxias, o Rochedão do Bolão é o prato feito, escolhido por muitos no almoço de domingo e até mesmo nas madrugadas de quinta, sexta e sábado em BH.
Localização: Praça Duque de Caxias – Santa Tereza,
*Imperium Bar – fica na varanda do Mercado Distrital do Cruzeiro, um dos clássicos mercados de bairros remanescentes em BH. O estabelecimento serve PFs diariamente e acrescenta ao cardápio um prato do dia .
Onde fica: Rua Ouro Fino, 452 – Cruzeiro, BH
A fila que se forma do lado de fora é suficiente para referenciar a qualidade da comida servida no estabelecimento. O restaurante fica atrás do Shopping Del Rey, a alguns metros do Anel Rodoviário de BH.
Onde fica: Rua Antônio José de Carvalho, 55 – Caiçara
Clássico das madrugadas de Belo Horizonte, é famoso por seu Mexidão, que sempre atende mais pessoas do que o indicado no cardápio. Mas o estabelecimento também serve um prato feito daqueles. É o Super Laricão. O PF tem arroz, feijão, ovo, salada de alface e tomate, bife de boi, batata frita e espaguete à bolonhesa.
Onde fica: Avenida do Contorno, 2736 – Santa Efigênia / Avenida Otacílio Negrão de Lima, 2733 – Pampulha
O mais famoso prato feito de BH ficou por último na lista, mas obviamente não significa que é menos saboroso. O KAOL é servido diariamente e são centenas e centenas de PFs. Criado há sete décadas, o bar foi ponto de encontro da boêmia de Belo Horizonte na década de 1950. Inicialmente, se resume a arroz, ovo e linguiça. Com o passar dos anos, o prato ganhou farofa, couve e torresmo em sua composição. E, atualmente, a linguiça pode ser substituída por outra carne (pernil, carne cozida, dobradinha ou língua).
Onde fica: Rua Tupinambás, 638 – Centro, BH