
Instituto Ester Assumpção oferece curso para ajudar pais e professores no processo educacional das crianças
A qualificação ‘Habilidades Preditoras para o Processo de Alfabetização’ será ministrada 100% online e gratuita; inscrições abertas até o dia 31 de outubro
Aprender o alfabeto, desenvolver a coordenação motora e ter contato com material escrito. Essas são algumas das habilidades que as crianças precisam ter antes de passar pelo processo de alfabetização com sucesso. Para ajudar pais e professores no processo educacional das crianças, o Instituto Ester Assumpção oferece o curso 100% online e gratuito ‘Habilidades Preditoras para o processo de Alfabetização’. A capacitação surgiu da parceria com o Criança Esperança, pelo Paideia – Programa de Assessoria e Intervenção voltado para o Desenvolvimento Educacional Inclusão e Acessibilidade. O curso será ministrado por Alexandra Rangel, graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Inscrições até o dia 31 de outubro pelo: https://forms.gle/
Para Cíntia Santos, psicóloga e diretora de projetos do Instituto Ester Assumpção, as habilidades preditoras para o processo de alfabetização são importantes para o desenvolvimento das crianças, uma vez que elas preparam os pequenos para esse novo desafio, que é o aprendizado nas escolas. “São competências ou capacidades que as crianças desenvolvem antes de aprender a ler e escrever formalmente. Essas habilidades são consideradas como importantes indicadores do sucesso posterior no aprendizado da leitura e escrita. O desenvolvimento dessas habilidades ajuda a preparar as crianças para enfrentarem o desafio da alfabetização de forma mais eficaz e bem-sucedida. Desta forma, meio que preparam elas para o campo que vão entrar, sem que sejam pegas de surpresa”, comenta.
O curso ‘Habilidades Preditoras para o Processo de Alfabetização’ terá como grande diferencial a professora, que é Alexandra Rangel, profissional graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da UFMG, com especializações em Psicopedagogia pelo CEPEMG, Envelhecimento e Saúde do Idoso pela FCMMG, Moderna Educação: metodologias, tendências e foco no aluno pela PUCRS e Neuropsicopedagogia. Além disso, é Multiplicadora do Método das Boquinhas..