Home Cultura Exposição de Emiliana Marquetti “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”

Exposição de Emiliana Marquetti “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”

0
Exposição de Emiliana Marquetti “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”

IA – INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DE OURO PRETO APRESENTA

NOVA EXPOSIÇÃO DA ARTISTA EMILIANA MARQUETTI

AS OBRAS PODEM SER VISTAS NA GALERIA DO O PASSO PIZZAJAZZ,

ENTRE OS DIAS 17 DE MAIO E 3 DE JULHO

A Galeria do O Passo PizzaJazz, recebe, a partir do dia 17 de maio, a exposição “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti. Com curadoria de Valquíria Prates e Bel Gurgel, que fazem parte do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, a mostra apresenta 14 pinturas de diversas fases da vida da artista, que sublinham suas cores e formas.

A liberdade e intimidade que Emiliana possui com sua arte atravessam os espaços, e suas obras se tornam um convite ao público, para adentrar um universo sensorial, intuitivo e fantástico. “A borboleta morta”, “O surreal”, “A casa alugada” e “As rosas… As rodas voadoras…” são algumas das pinturas que compõem a exposição. Trabalhos que brincam com o real, e encontram no público um terreno fértil para semear cores, linhas e laços, num processo em que não se separa o significado da forma do valor da matéria.

“há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, marca o início do projeto de longa duração de pesquisa e catalogação da produção da artista, realizado pelo IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto como um cuidadoso exercício de curadoria, resistência e fabulação a partir da produção de artistas contemporâneos cuja biografia e poética atravessam importantes temas da História recente do Brasil e ajudam a refletir sobre ela.

A exposição tem entrada gratuita, e fica em cartaz até o dia 3 de julho com visitação de terça a domingo, das 12h à 00h.

Sobre Emiliana Marquetti (Recife-PE, 1973)

Emiliana vive e trabalha em Ouro Preto (MG), em 2005 começou a frequentar os ateliês de cerâmica, pintura, gravura, desenho e aquarela da Fundação de Artes de Ouro Preto, onde experimentou diferentes técnicas e linguagens das artes visuais. Com uma produção ininterrupta nos últimos vinte anos, a artista vem produzindo um consistente trabalho de pintura em acrílica e aquarela, tendo participado de exposições individuais e coletivas ao longo de sua carreira. Algumas das inspirações que ela cultivou ao longo da vida são o interesse por moda, leitura e escrita, além do gosto pelas noites da cidade, a gastronomia e a hospitalidade. Essas influências têm raízes tanto na presença de sua mãe bailarina, Bete Marinho, quanto na de seu pai artista visual, Ivan Marquetti.

Sobre IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto

O IA é um instituto cultural sem fins lucrativos que atua a partir da pesquisa, da educação, do desenvolvimento e da concepção de projetos culturais de curta e longa duração. Baseia-se no conceito de “glocalização” – que se refere à presença da dimensão local na produção de uma cultura global – e fomenta a constante conexão entre pesquisas e produções locais em trânsito, como um canal nacional e internacional, constituído a partir de uma rede aberta de relacionamentos. Desse modo, impulsiona artistas a explorar o significado e o impacto dessas experiências no seu próprio trabalho, no território e na troca com outros agentes, gerando um legado permanente e contínuo no patrimônio material e imaterial brasileiro.

SERVIÇO:

Exposição “há folhas que são asas, que são sementes, que são laços…”, de Emiliana Marquetti

Data: 17/5 a 03/7

Horário: terça a domingo, de terça a domingo, das 12h à 00h.

Local: Galeria do O Passo PizzaJazz (Rua São José, 56, Centro – Ouro Preto, MG)

Entrada gratuita

Mais informações:

https://ia.art.br/

https://www.instagram.com/iaouropreto/

https://www.facebook.com/iaouropreto