Home Gastronomia 04/09 – Verbo Gentileza marca presença na Virada Cultural de Belo Horizonte\z

04/09 – Verbo Gentileza marca presença na Virada Cultural de Belo Horizonte\z

0
04/09 – Verbo Gentileza marca presença na Virada Cultural de Belo Horizonte\z
"VERBO GENTILEZA" MARCA PRESENÇA NA VIRADA CULTURAL DE BELO HORIZONTE 2022

 “VERBO GENTILEZA” MARCA PRESENÇA NA VIRADA
CULTURAL DE BELO HORIZONTE 2022

“VERBO GENTILEZA” MARCA PRESENÇA NA VIRADA
CULTURAL DE BELO HORIZONTE 2022

ATRAÇÕES ACONTECEM NO DOMINGO, NO PARQUE MUNICIPAL, COM MÚSICA, RODA DE CONVERSA, FEIRA GASTRONÔMICA, CINEMA E MUITO MAIS

Depois de reunir mais de 16 mil pessoas na Praça Floriano Peixoto na 7ª edição de seu Festival, o “Verbo Gentileza – Edição Virada Cultural – Ações Gentis” prepara novas atrações, em uma parceria com o Festival Rolé. No domingo, dia 4 de setembrodentro da programação da Virada Cultural, o público pode conferir shows, roda de conversa, cinema com sessão comentada e muito mais, com entrada gratuita.

A programação, parte de outro grande evento como a Virada, segue o tema deste ano, “Respirar & Regenerar”, como fio condutor. “O Verbo Gentileza também tem como princípio ocupar espaços públicos e democráticos. Nossas atrações foram pensadas para este novo momento, que todos vivemos, de buscar formas de respirar dentro de um centro urbano e regenerar, tanto individual quanto coletivamente, depois de tempos tão difíceis. Por meio da cultura e do diálogo, reverberamos o que se passa dentro de nós, participando de uma transformação necessária da sociedade de maneira gentil”, reflete Patrícia Tavares, idealizadora do projeto.

No domingo, além de um espaço gastronômico, o Verbo Gentileza propõe a experiência “Yoga e Mantras”, com Flávia Ferraz, a partir das 10h. Na sequência, às 11h, é a vez de o público praticar Meditação com Gongo Terapêutico, com Renato Moura.

Um bate-papo interessante acontece às 15h na roda de conversa sobre gastronomia com Felipe Rameh e Orlando Júnior. Já às 16h, o público confere a apresentação de Gabriela Viegas e, às 17h, a de Luiza Brina.

Mais tarde, às 18h, tem exibição do documentário “A gente luta, mas come fruta”, seguido de comentários de Carol Braga, do Culturadoria, e Dany Amaral, Diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente. A programação do dia se encerra com apresentação da DJ Aída.

O Verbo Gentileza, que sempre foi uma ponte entre a inspiração e a ação, nasceu como proposta de mudança e transformação sobre as formas de viver em coletivo, principalmente nos grandes centros urbanos. Após o período mais difícil da pandemia e das pausas necessárias, ainda desafiadoras, chega o momento de respirar novamente, promover novos encontros e regenerar.

O Verbo Gentileza edição Virada Cultural de Belo Horizonte é executada por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal.

Festival Verbo Gentileza 2022

Realizada entre 19 e 21 de agosto, na Praça Floriano Peixoto, a 7ª edição do Festival Verbo Gentileza reuniu mais de 16 mil pessoas nos três dias de programação, envolvendo 150 pessoas em trabalho direto e mais de 250 em trabalho indireto.

Neste ano, a sustentabilidade e a pauta do ESG (environmental, social and governance) foram algo central ao festival. Foi firmada uma parceria com o Abundance Brasil, que propõe a restauração ambiental do Brasil por meio do plantio de 110.000 árvores nativas que são tokenizadas e geram créditos de carbono. Os 110.000 tokens gerados para essa floresta representam uma geração igualitária aos investidores que adquirirem o ativo.

Vitor Santana, cantor, compositor e coordenador da ONG Contato, participou da roda de conversa sobre o projeto Outras Florestas durante o Festival. “Queremos trazer a floresta pra dentro da cidade, pra ter a natureza por perto e fomentar o reflorestamento de áreas urbanas. Foi uma mesa muito interessante, com ótima adesão do público. Trazer esse assunto para o debate é essencial e vemos o Verbo Gentileza com o compromisso de trazer a questão ambiental para o centro da cena cultural. Nosso bate-papo já está se desdobrando”, ressalta.

O Portal da Gentileza, com suas fitas coloridas – marca registrada do evento –, também esteve presente na Praça, como uma passagem para uma outra atmosfera. Dessa vez, a experiência foi multissensorial, evocando sentidos como olfato, visão e audição.

Na edição, teve também vivências com Yoga, experiências como a Bolhaterapia, performances e muita cultura. O Palco Instituto Unimed-BH recebeu shows como Maiara Moraes e Glaw Nader Octeto, com abertura de Gurusangat, DJs Kingdom e Palomita, Radio Exodus e Sexteto Sucupira, Gabriel Bruce e ICONILI.

SERVIÇO

Verbo Gentileza e Festival Rolé na Virada Cultura

4 de setembro, no Parque Municipal

 

Feira Gastronômica  
Horário: 9h às 17h

Yoga e Mantras, com Flávia Ferraz

Horário: 10h

Meditação com Gongo Terapêutico, com Renato Moura
Horário: 11h

Roda de Conversa Cine Parque
Horário: 15h

 

Show Gabriela Viegas
Horário: 17h10

 

Show Luiza Brina
Horário: 18h40

 

Exibição do documentário: A gente luta, mas come fruta, com comentários de
Carol Braga e Dany Amaral
Horários: exibição do documentário – 18h às 18h40 | comentários – 18h40 às 19h30

 

DJ Aída
Horário: 19h55

VERBO GENTILEZA

O projeto Verbo Gentileza surgiu em 2016, em Belo Horizonte, com o objetivo de ser uma plataforma de ações individuais, coletivas, on e off-line. E engajar – por meio da cultura, da educação e de ações de conscientização – as pessoas a buscar soluções mais inteligentes, compartilhadas e sustentáveis para melhorar a vida nos grandes centros urbanos.